“Sharenting”: porque (não) partilhar uma fotografia do(a) seu filho(a) nas redes sociais?

(Quase) todos nós gostamos de postar vislumbres da nossa vida pessoal nas redes sociais! Seja um cozinhado delicioso, um passeio à beira mar, algum triunfo pessoal ou até alguma atividade desportiva de eleição. Basta apenas um click para recordar mais uma memória do seu filho num momento de felicidade. 

Sendo nós seres sociais, e vivendo numa era digital, a informação chega em questão de segundos a todo o lado. Se, para uns, estas partilhas têm como objetivo o fortalecimento de laços, dado que podemos ter o nosso ciclo de amizades e de relações disperso por diversos locais do mundo, para outros esta partilha pode ser uma exposição não solicitada e que pode trazer consequências futuras.

Posto isto, sharenting… o que é? Qual o impacto que a partilha de informação virtual dos nossos filhos pode vir a ter a curto, médio e longo prazo? Quais as implicações de fazer uma partilha da fotografia dos nossos filhos no parque, ou até mesmo a dormir?

Antes de mais, o termo designa a partilha de conteúdos relativos aos filhos nas redes sociais: share (que significa dividir, compartilhar) e parenting (que significa, parentalidade).

É compreensível muitos pais sentirem necessidade de partilhar os seus filhos no processo de crescimento e desenvolvimento. A partilha começa, não raras vezes, quando a criança ainda não nasceu, com a publicação de uma ecografia, por exemplo. Contudo é fundamental os pais estarem cientes dos riscos e limites a ter aquando da exposição de conteúdos online das suas crianças. A premissa fundamental é conseguir distinguir o que pode ser público do que deve ser privado!

Encontrar um equilíbrio (entre o que compartilhar ou não) é a palavra de ordem! Se, por um lado, o sharenting pode revelar-se uma forma de modelo (às crianças) para o (bom) uso das redes sociais, o compartilhamento exagerado e, muitas vezes impensado, serve de mau exemplo e pode mesmo ameaçar o bem-estar das mesmas.

É importante, enquanto pais refletir-se antes de publicar e, quando a criança já tem insight, o ideal seria mesmo incluí-los no processo decisório sobre o que vai ser postado sobre eles online, de forma a que se consiga educá-los sobre privacidade, consentimento e como se comportarem positivamente nas redes sociais.

 Não obstante, involuntariamente os pais podem fazer com que os seus filhos se sintam envergonhadas, ansiosos ou preocupados quando se publicam fotos deles. Assim, por volta dos 4, 5 anos, quando as crianças têm já a noção da sua identidade diferenciada dos outros, será uma boa altura para que lhes perguntemos se se importam que lhes tiremos uma foto, e se a podemos mostrar e/ou publicar. 

Um dos maiores erros do sharenting tem-se revelado em situações de conflito intraparental. Não tão raras vezes, são as plataformas sociais o palco principal e o veículo preferencial utilizado pelos pais para se atacarem mutuamente em situações de conflito, ou de separação. E, frequentemente, é a criança fruto do relacionamento que é utilizada como arma de arremesso nessa “luta virtual”. Em qualquer um dos casos é imperativo que a criança esteja salvaguardada e protegida desta exposição e fora destas arenas. E, ao expô-las publicamente aos conflitos privados das vivências familiares, estamos a fazer o oposto de protege-las! É natural que, quando a criança se apercebe e toma consciência de que está a ser uma arma de arremesso entre os pais, experiencie um sentimento imediato de sofrimento psicoafetivo. E caso não aconteça de momento, fica a marca digital sobre o sucedido.

Todos nós, cada vez mais, temos uma presença digital desde muito cedo. Por esse motivo é fundamental ponderamos cada vez mais sobre o que é exposto. Partilhar sim, mas com ponderação e bom senso!

A processar…
Success! You're on the list.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s