Quem Somos

Este blogue é elaborado por técnicos que colaboram com o IDG – Instituto de Desenvolvimento.
O Instituto de Desenvolvimento, no âmbito da sua missão elabora e implementa programas (re)educativos, de promoção da saúde e prevenção da doença, com o objetivo de beneficiar o bem-estar biopsicossocial da comunidade.
Prestamos apoios terapêuticos nas valências de Psicologia Clínica, Terapia da Fala, Terapia Ocupacional, Hipoterapia e Nutrição, contando com uma experiente e competente equipa técnica.
O acompanhamento destina-se a todas as faixas etárias: crianças, jovens, adultos e seniores, intervindo nos vários eixos: clínico, escolar, social e familiar, procurando-se assim contribuir para o seu desenvolvimento, saúde e bem-estar, realizando e desenvolvendo:
  •  Avaliação de perturbações específicas do desenvolvimento (Perturbação de défice de atenção e hiperatividade; Problemas de comportamento; Dificuldades de relacionamento interpessoal e social; Problemas do foro emocional; …);
  • Avaliação e diagnóstico de dificuldades específicas de aprendizagem (Dificuldades de aprendizagem; Dislexia/Disortografia/ Disgrafia/Discalculia; Insucesso/Desmotivação escolar; …);
  • Avaliação e intervenção em perturbações da linguagem e da fala;
  • Elaboração de um Plano de acompanhamento individual adequado às necessidades e problemática de cada criança/jovem e famílias;
  • Elaboração de Programas de Promoção de Competências Cognitivas;
  • Elaboração de Programas de Promoção de Competências Pessoais e Sociais;
  • Elaboração de Programas Psicopedagógicos de Linguagem Criativa;
  • Elaboração de Programas de Promoção de Métodos e Técnicas de Estudo;
  • Elaboração de Programas de Orientação Vocacional;
  • Promoção das competências e capacidades educativas das figuras parentais;
  • Estabelecimento de proximidade com as famílias com o intuito de conhecer as dinâmicas particulares de cada uma e de reforçar, adequar as competências dos pais na resolução de conflitos e na sua relação com os filhos, bem como identificar necessidades específicas e seu encaminhamento para as instituições parceiras.
  • Desenvolvimento de Programa de Promoção de Competências;
  • Ações de sensibilização, aconselhamento, orientação e formação dos diferentes intervenientes no processo educativo das crianças e jovens;
  • Prestação de assistência nutricional individual, elaborando o diagnóstico nutricional, com base nos dados clínicos, bioquímicos, antropométricos e alimentares;
  • Prescrição, planeamento, análise, supervisão e avaliação de planos alimentares terapêuticos;
  • Conceção e validação de planos de ementas;
  • Definição e monitorização de cláusulas técnicas definidas em caderno de encargos;
  • Conceção e aplicação de inquéritos alimentares para caracterizar e avaliar a ingestão alimentar;
  • Identificação de grupos de risco nutricional, visando o planeamento de ações específicas;
  • Promoção, planificação, execução e avaliação de ações de educação alimentar e nutricional.